O futebol nasce em Inglaterra em meados do Século XIX. Em Portugal, aparece inicialmente na Madeira em 1873e no Continente a prática futebolística sucede desde da década de 1880. A partir de 1930, o futebol conquista a condição de desporto-rei, que ainda hoje inequivocamente ostenta.
Na Sertã, no longínquo ano de 1934 nasce o Sertanense Foot-Ball Club. Esta iniciativa constituiu um importante contributo para a implementação deste desporto na Beira Baixa e principalmente na Zona do Pinhal.
Ao longo de quase 300 páginas, somos convidados a conhecer uma colectividade desde as suas origens até os dias de hoje. As memórias ganharão vidas, as conquistas serão recordadas e o historial homenageado por todos quantos serviram o Sertanense.
Foi, é e será o orgulho de todos os sertaginenses. E de uma forma apaixonada de todos os sócios que tornaram possível a realização das comemorações dos 75 anos do nosso Sertanense.

Sertã, a nossa princesa da Beira como berço.
Escola de vida, desportiva, cultural e social.
Recordações de um passado com 75 anos de vida.
Trabalho gracioso de todos para uma nobre causa.
Associativismo conquistado na sua essência.
Nau que em águas turbulentas nunca naufragou.
Elegância e simplicidade nas suas origens.
Nostalgia de um passado verdadeiramente orgulhoso.
Sentimento de amor, respeito e paixão.
Emblema que é do nosso coração.

Orgulhoso pelos feitos alcançados no passado, responsável por um presente assegurado, deixa o desafio por um futuro alcandorado.

          Paulo Farinha
(Presidente da Direção do Sertanense)